Algumas curiosidades sobre as vitaminas


As Pesquisas
Após 40 anos de pesquisa, não há evidências conclusivas para dizermos que a suplementação com vitaminas melhora o desempenho físico em indivíduos bem nutridos. Alguns estudos demonstram que as necessidades diárias de algumas vitaminas, podem ser aumentadas em determinadas práticas esportivas, apenas sob condições especiais.

Na Quimica
As vitaminas são substâncias orgânicas que não fornecem energia, nem contribuem para o aumento da massa muscular. Suas funções estão relacionadas à utilização dos nutrientes pelo organismo. Portanto, propagandas dizendo que Vitamina C é pura energia, na verdade é pura ilusão.

Necessidade?
Existem somente 13 vitaminas conhecidas como necessárias na nossa dieta, classificadas em dois grupos, as Hidrossolúveis ( vitaminas do complexo B e a vitamina C ). Em geral as vitaminas Hidrossolúveis não são tóxicas, justamente por serem solúveis em água, seu excesso acaba sendo eliminado principalmente através da urina.
O outro grupo compreende as Vitaminas Lipossolúveis ( Vitaminas, A, D, E, K ), Em excesso acumulam-se no tecido adiposo, podendo ser tóxicas. Os sintomas mais comuns ligado a sua toxidade são: Anorexia, Cefaléia, Diarréia, Calcificação renal e em alguns casos pode até levar à morte.

Os Perigos
Um estudo realizado nos Estados Unidos, apresentou resultados que depunha contra a Vitamina C. Em altas quantidades, ela barraria as ondas de radioterapia, dando força as células cancerígenas. Em contrapartida, pequenas doses protegem o organismo contra os radicais livres, vilões produzidos pelo próprio organismo, que em grandes quantidades danificam as paredes das células.

Fonte: www.mundofitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário