Dicas Caseiras para Doenças


Colesterol
O poder da alcachofra para aumentar a produção de bílis, o fluido age como um detergente no organismo e ajuda na quebra das gorduras durante a digestão, por isso é um aliado no tratamento do colesterol alto – um tipo de gordura produzida no fígado, transportado pelo sangue em excesso aumenta o risco de ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral.O poder de cura da alcachofra na fabricação da bílis é reconhecido pelo Ministério da Saúde. A berinjela e o feijão são os alimentos declínicos relacionados do chamado mau colesterol (LDL).
O poder da alcachofra para aumentar a produção de bílis, o fluido age como um detergente no organismo e ajuda na quebra das gorduras durante a digestão, por isso é um aliado no tratamento do colesterol alto – um tipo de gordura produzida no fígado, transportado pelo sangue em excesso aumenta o risco de ataque cardíaco e até acidente vascular cerebral.
O poder de cura da alcachofra na fabricação da bílis é reconhecido pelo Ministério da Saúde. A berinjela e o feijão são os alimentos declínicos relacionados do chamado mau colesterol (LDL).

Enxaqueca
Segundo o Dr. Alexandre Feldman, autor de enxaqueca, a pimenta é um aliado na luta contra esse mal. A substância química que dá o sabor ardido, tem propriedades medicinais que fazem bem a saúde.
Alecrim alivia espasmos dolorosos e ajuda a reduzir as dores de cabeça. Seu óleo essencial tem o poder digestivo – o que significa que diminui a ação das enxaquecas a origem que tem digestiva.
Entre outros aliados naturais comumente usados no combate dessa doença crônica que afeta 30 milhões de brasileiros – e muitas vezes afeta o seu desempenho – podemos destacar: a cebola, anis e guaraná.

Estresse
O maracujá, o mulungu (maracujá da família) e tomilho são considerados de apoio à luta contra o estresse. Se usado sozinho, é claro, o poder de cada diminuiu significativamente. Isto é, deve ser combinada com outras medidas – como atividade física e alimentação saudável – para ajudar na prevenção desta doença que causa insônia, ansiedade, nervosismo, perda da libido e muitos outros sintomas que ameaçam a saúde.

Fadiga mental e física
A ação restauradora da planta de guaraná a erva bênção de Deus, faz com que estes dois fiquem em um lugar de destaque entre as outras opções oferecidas pela natureza na prevenção desse mal – os principais sintomas, dor de cabeça memória fraca, dificuldade de concentração -, sonolência e fadiga, mesmo após o sono, entre outros.

Hipertensão arterial
A qualidade de purificação da sete-sangrias torna um grande aliado na luta contra a hipertensão – uma doença que pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo, como cérebro, coração, rins e olhos.
O poder de ação diurética e calmante da pêra e a ação calmante da pitanga são também opções na luta contra esta doença terrível.

Insônia
Por serem relaxantes, a erva-cidreira (também conhecida como melissa) e a alface atuam em dois “tipos” de insônia: a situacional, que atinge pessoas que passam por dificuldades ocasionais e o distúrbio do sono provocado por doenças psicofisiológicas como depressão.

Nervosismo
A ação calmante da erva-cidreira faz dela a planta medicinal medicinal mais conhecida que existe. Quem em algum momento da vida não teve de se socorrer dela para não explodir e suportar heroicamente uma situação de risco?
Mas verdade seja dita: a erva-cidreira não está sozinha nesta luta. A maçã e a pata-de-vaca são dotadas também de um importante aspecto relaxante.

Obesidade
O alto poder diurético das folhas do abacateiro faz com que elas sejam reconhecidas como auxiliares na perda de peso.
A centella asiática, por acelerar o fluxo sangüíneo e permitir a liberação de gordura, é considerada uma forte aliada na eliminação de gorduras do corpo.

Tabagismo
Seria maravilhoso se houvesse uma planta capaz de acabar com o vício da nicotina, não é mesmo? Com isso não existe, as plantas medicinais são usadas para atenuar a ação avassaladora que o cigarro provoca nas vias respiratórias.
Vale ressaltar, no entanto, que a ação das flores de bananeira e da erva tanchagem (também conhecida como sete-nervos), muito usadas nas inflamações respiratórias, não tem o poder de restituir plenamente a saúde do pulmão maltratando por quem ainda continua fumando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário